Fomento mercantil
- O que é?
Factoring é uma atividade comercial que auxilia na alavancagem dos negócios de pequenas e médias empresas, desde a prestação de serviços até a compra de ativos financeiros. Hoje, 67 países praticam regularmente o factoring. O fomento mercantil é uma atividade cujos fundamentos são regidos basicamente, pelos princípios do direito mercantil.
A ATIVIDADE DE FACTORING NO BRASIL – LEGISLAÇÃO
A atividade de factoring, praticada há muitos anos em países da Europa e nos Estados Unidos, começou a desenvolver-se no Brasil a partir de 1982 com a criação da ANFAC – Associação Nacional do Factoring.
A ANFAC é a associação nacional que tem como objetivo consolidar a cultura do fomento comercial (factoring) no Brasil, desmistificando práticas, promovendo o crescimento sustentado e a qualificação profissional de suas empresas associadas, fortalecendo o reconhecimento de sua missão institucional como mecanismo do desenvolvimento econômico do País.
A partir de 11 de janeiro de 2003, as empresas associadas à ANFAC puderam realizar suas operações com base no contrato de fomento comercial amparado e amoldado às normas do novo Código Civil (Lei nº 10.406, de 10.01.2002). Mais referências legais podem ser encontradas a seguir:
Banco Central do Brasil – Circular nº 1.359, de 30/9/1988 – Circular que reconhece a atividade de Fomento Mercantil.
Resolução 2.144 de 22.02.1995 do Conselho Monetário Nacional – Reconhece e delimita a área de atuação de empresas de Fomento Mercantil.
Como funciona na prática?
O factoring é um processo de fomento mercantil, no qual a empresa fomentada vende seus créditos, gerados por suas vendas a prazo, para uma empresa de factoring.
Com essa operação, a empresa fomentada recebe imediatamente o valor desses créditos futuros, possibilitando poder de negociação com seus fornecedores e evitando a descapitalização.
O processo de Factoring inicia-se com a assinatura de um contrato de fomento mercantil entre a empresa e a Mastercred, onde se estabelecem os critérios da negociação. Basicamente o processo é composto por quatro etapas:
1- A empresa vende seu bem, crédito ou serviço a prazo, gerando um crédito no valor correspondente.
2- A empresa negocia este crédito com a Mastercred. Trabalhamos com taxa a partir de 3,99%.
3- De posse deste crédito, a Factoring informa o sacado sobre o fato e a forma de cobrança (carteira ou banco).
4- Ao final do prazo negociado inicialmente, a empresa sacada pagará o valor deste crédito à Mastercred, encerrando a operação.
- Quais são as vantagens de contratar uma empresa de factoring?
- Recebimento antecipado e imediato de suas vendas feitas a prazo;
- Assessoria administrativa e financeira;
- Possibilidade de compra de matéria-prima à vista;
- Cobrança de títulos ou direito de créditos.
Perguntas frequentes
- O que é borderô?
Borderô é o documento onde são relacionados os cheques pré-datados e/ou duplicatas que foram negociados com a empresa de factoring e bancos.
No borderô de Cheques ou duplicatas, é informado o valor pago por cada cheque pré-datado ou duplicata, além de todas as demais condições da operação.
- O que é título de crédito?
De maneira geral, denominam-se títulos de crédito os papéis representativos de uma obrigação e emitidos de conformidade com a legislação específica de cada tipo ou espécie.
- O que é duplicata?
A duplicata, que não deve ser confundida com o boleto, enseja um processo de pagamento que se origina da celebração de um contrato a prazo de compra e venda mercantil a ela anterior, sendo emitida de forma facultativa pelo vendedor contra o comprador.
Nota Fiscal é o documento obrigatório de emissão para a saída de mercadorias (venda) ou prestação de serviços das empresas para efeitos fiscais.
A Fatura é um documento que comprova a uma “venda a prazo” de uma empresa (não existe para pessoas físicas).
Na Fatura pode ser incluída uma ou mais Notas Fiscais.
A Duplicata é cópia da Fatura e é um documento negociável, endossável.
- Sou pessoa física, vocês antecipam meu cheque?
Antecipamos cheques para empresas com recebíveis de pessoas físicas e pessoas jurídicas.
- De quais documentos preciso para cadastro na Mastercred Fomento?
- Cópia do contrato social e alterações
- Cópia do comprovante de endereço da empresa
- Cópia de CPF e RG dos sócios, cônjuges e procuradores
- Cópia do comprovante de endereço dos sócios
- Relação dos principais clientes e fornecedores
- Referências bancárias.
